terça-feira, 31 de março de 2009


O que somos nós afinal?

Quem/quê somos nós? Nós quem/quê? Homens, seres humanos, animais humanos? Sei lá...
Temos, quase todos, duas pernas, dois braços, pés, mãos, cabeça, tronco ao centro de tudo isso, e todo o resto.
Vivemos em lugares diferentes, formamos nações, linguagens, costumes, que se tornam tradições; leis, conceitos de certo, errado, permitido, não-permitido, aceitável, não-aceitável, feio, bonito, censurado, aplaudível, inconcebível!
Usamos de nossa consciência de realidade que nos dá o privilégio de dizermos que "pensamos".
E uma vez que temos a capacidade de "pensarmos", somos melhores que outras espécies, que não "pensam" e nada ajudam para a construção de um "mundo melhor", com prédios acizentados e envidraçados para homens engravatados usarem suas facetas para mascarar o roubo do dinheiro que a tanta gente mata por sua falta. Mas, como dizia o super-homem, ou seu avô, uma vez com capacidades a mais, mais responsabilidades... se tem.
Se gozamos de um privilégio de pensarmos, não deveríamos pensar? Raciocinar? Refletir? Julgar? Ter o senso do direito, legal, correto?
Reconheço que certo, que correto, são questões subjetivas, cada uma tem a sua, porém o direito à vida, à liberdade, deveriam ser questões de consenso entre todos os "racionais". Não?
O massacre que está acontecendo no Canadá não apavora nem choca ninguém. O mundo já está de pernas arregaçadas para o ar há muito tempo.
São mortes e mortes todos os dias.
Gente matando para comer. Gente matando por matar. Gente matando por prazer. Gente matando para viver!
Mas mais este capítulo enojante de homens usando de sua covardia para apauletarem inocentes animais focas a sangue frio, nos dá uma amolecida nas pernas em meio a uma caminhada cansativa e sem fim.
Falo em nome de todos os que juntamente comigo ou aqueles que compartilham e lutam pelos mesmos objetivos que eu: o direito à vida e à liberdade de todos os seres vivos.
Tenho (tento ter) certeza de que qualquer pessoa que assistir aos vídeos que o Peta e tantos meios de comunicação estão exibindo da violenta estupidez lícita contra a vida de milhares de focas no Canadá irá ficar como estou neste momento: enojada, enjoada, em protesto e luto por todos os animais que são mortos diariamente para o prazer, alimentação, vestimenta, esporte ou até mesmo pela falta do que fazer de humanos.
Duvido alguém assistir aos vídeos de abate de porcos, bois, vacas e etc e ainda sentar na mesa minutos depois e se deliciar sem esquecer que aquele alimento carrega em si um sofrimento sem explicação.
Assim, fico sob protesto e luto eterno por todos os animais que já morreram pelas mãos ignorantes dos homens que se dizem superiores por terem a capacidade de pensarem mesmo sem nunca o fazerem.


Sinara Dutra

Um comentário:

J.BOSCO disse...

O homem é o único animal que não pensa!!!!
adorei seu blog.
bjs